top of page

De onde vem a aquela ansiedade/nervoso que toma conta do nós?



No meu último post foquei nos receios que temos, admitir para nós mesmos os nossos medos. Decidi pegar num exemplo que lancei no post anterior e tentar colocar por escrito o que esse desafio nos diz sobre nós mesmos e o que pode estar por detrás da existência dele.

Então aqui vai:

Qual será a lição e vantagem de admitirmos os nossos medos? Ao admitirmos os medos que temos podemos olha-los de frente, perceber as razões pelas quais muitas vezes atuamos de determinada maneira. Um exemplo pode ser, ansiedade de andar de avião pode vir facilmente de um momento em que, numa anterior viagem de avião apanhamos um susto. Esse medo e pânico vem como forma de proteção pois se algo acontece ao avião por consequência acontece a nós também. Quando a nossa vida fica em jogo arriscamo-nos a perder é a coisa mais preciosa que temos. Outro exemplo simples é também o dentista, que apesar de ser algo aparentemente simples muitos de nós evitamos de ir ao máximo e quando vamos trememos. Quase sempre a realidade desta visita nos causa algum tipo de dor e/ou desconforto assim como os sons que ouvimos no consultório, que facilmente associamos a ferramentas que são assustadoras e podem causar muita dor. Quem nunca ouviu num filme de terror/thriller sons parecidos que acabaram de uma forma trágica para as personagens? O nosso subconsciente guarda tudo, e ele vai fazer a associação do som anterior com o som atual, sem qualquer dúvida. No entanto são medos muitas vezes instintivos e os quais se não refletimos acabamos por ficar presos eles, mas a verdade é esse medo, somos nós a salvaguardar a nossa vida. Se não tivéssemos medo de perder a vida, facilmente numa situação difícil a morte seria uma opção primária. Então os medos existem por uma razão muito importante, que é preservar a vida, mas isso não implica que nos deixemos condicionar completamente por eles, pois se deixarmos de fazer tudo por medo, também não estamos a viver essa dádiva que é a vida.


Refletir sobre os medos, aceita-los mesmo que não seja a realidade que gostaríamos, é o primeiro passo para que estes percam um pouco a sua força, e por consequência, ganhemos nós essa mesma força para sermos mais capazes de enfrentar esse medo.

Grata pela tua atenção,

🙏🍀❤️


 
6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page