top of page

A opinião do outros vale mais que a nossa?



Olá! Como estás?

O tema de hoje é sobre aquela situação chata em que alguém diz algo sobre nós e ficamos tão irritados e identificados com aquilo como se, só porque alguém apontou na nossa direção, imediatamente nos torna naquilo.

Porque temos medo que uma expressão ou palavra que outra pessoa nos chama seja verdade? Porque será que é tão difícil para nós que nos chamem determinado nome, como mentiros@, má pessoa, fri@, egoist@, frac@, e tantas outras palavras com conotação negativa que muitas vezes nos afeta demasiado, mas porquê? Talvez aquela pessoa tenha as suas razões dadas a sua experiência connosco, em que provavelmente saiu de alguma forma magoada e aquela expressão vem no fundo demonstrar apenas isso, até porque nós nunca seremos só um adjetivo, como seremos humanos temos tanta coisa que é possível de ser descrita, porque uma só palavra destrói todas as outras que somos? E porque uma falha, que todos fazemos, nos descreverá tão profundamente até ao fim das nossas vidas como uma sombra? Não estaremos a dar demasiada importância à experiência que outra pessoa teve sobre a situação sem darmos também valor a nossa experiência? Houve um motivo pelo qual atuarmos daquela forma e esse tem tanta ou mais importância como a experiência que o outro viveu. Isto não é de todo uma porta aberta para largar qualquer tipo de consciência ou empatia, muito pelo contrário, mas é colocar um foco maior na empatia para nós e não só, sobre o que os outros pensam, sentem, afirmam, etc.

Resumindo, porque é que o que outra pessoa disse vale mais do que o que tu sentes e és, ao ponto de ficares completamente transtornad@? A ideia não é anularmos a experiência do outro! Nem tentarmos provar o quanto a nossa é mais certas, e trazer para nós o suporte de outras pessoas (que nem sabem bem a realidade da situação) só para nos sentirmos com mais razão ainda. Porque não, simplesmente ouvirmos a experiência do outro, aceitarmos que isso foi como foi vivida por el@ e, procurarmos dentro de nós qual a razão/lição pela qual aquela situação nos aconteceu, o que precisamos aprender com ela? Por alguma razão atraímos aquela situação/pessoa tão especifica e não outra, porque será?

Quando refletimos profundamente e honestamente dentro de nós e encontramos qual a lição daquela situação, podemos finalmente, seguir o nosso caminho evitando assim de que, pelo menos, aquela situação se repita e o ciclo daquela história chegue ao fim.

Espero ter ajudado, nem que seja um bocadinho, Grata pela tua atenção,

Joana 🙏🍀❤️


 

*A imagem não é da minha autoria

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page